visualizações

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Entrevista com o Professor Rodrigo Poeta, um amigo da comunidade árabe.





O Portal da Comunidade Árabe entrevistou Rodrigo Poeta, fundador do Poesiarte e grande ativista na causa palestina.
Nesta entrevista Rodrigo respondeu sobre o Concurso que levanta o tema de liberdade e resistência da poetisa Dareen Tatour, o governo brasileiro e muito mais!

1.Rodrigo quando começou sua paixão pela poesia e literatura?

Em 1993, através de um trabalho escolar desenvolvido pela professora Zenilda de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo da cidade de Cabo Frio, que conheci a poesia do grande poeta Vinícius de Morais. Desde então, nasceu minha paixão pela poesia, livros e literatura. Já são 26 anos de carreira literária. Com livros lançados, prêmios conquistados no Brasil e no exterior, fazendo parte de diversas academias e associações culturais no Brasil e no exterior e também com participações em antologias, jornais e revistas no Brasil e no exterior. Desenvolvo o projeto POESIARTE há 17 anos em escolas da Região dos Lagos, através também de concursos literários de âmbito internacional e oficinas de poesia.

2. O Concurso Poesiarte realizou inúmeras atividades e este ano o tema é baseado em uma poetisa árabe israelense, nos conte um pouco de Dareen Tatour e qual foi o objetivo principal de trazer esta história aos brasileiros.

É uma forma de valorizar o trabalho desta grande poetisa, que infelizmente pela intolerância foi presa por causa de sua poesia, uma poesia em defesa de sua nação tão perseguida, a Nação Palestina. Depois de tanta luta, está solta, mas sobre os olhares da intolerância do governo israelense. Dareen Tatour é um exemplo de resistência contra a intolerância.

3.Você é professor de português ? Existem atividades com seus alunos sobre tolerância e cultura árabe?

Sim. Ano passado trabalhei o tema resistência e sobre a intolerância com os meus alunos do Ensino Fundamental com base na história de Dareen Tatour. Este ano irei promover um debate com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio com a mesma temática do Concurso Poesiarte.

4.Qual sua opinião sobre os atuais acontecimentos envolvendo o governo brasileiro, Israel e palestinos?

Infelizmente o atual governo é despreparado. Não conhece profundamente a história que envolve tanto os judeus de Israel e os palestinos em suas restritas áreas.

5.Qual é o maior desafio da educação brasileira nos dias atuais ?

Infelizmente vivemos num colapso educacional no Brasil, se em dez anos o país não tomar medidas necessárias educacionais, estaremos finalmente no fundo poço no quesito Educação, tanto em material humano como também em sua estrutura.

6.O concurso já tem quais cidades participando ?

Até agora temos a seguintes cidades: Araruama/RJ, Rio de Janeiro/RJ e Guarapari/ES.

7.Recentemente tivemos alguns artigos sobre o papel da embaixada brasileira no Cairo, na sua visão o português esta sendo deixado de lado em representações diplomáticas e atividades sociais?

Triste esta situação. Devemos defender o uso da Língua Portuguesa, independente do lugar. Devemos promovê-la e não ocultá-la. A atitude da embaixada brasileira no Cairo foi infeliz e mostra novamente o despreparo do governo atual.

8.Você concorda que o clima político no Brasil ainda é carregado de agressões ?

Infelizmente. Saímos de um governo que sucateou o país em quase duas décadas e agora o que vemos é uma situação de falta de preparo governamental, onde pode-se perceber que vivemos nem entre a direita e nem entre a esquerda e sim um governo sem identidade e perdido até o momento em suas ações.

9.O Portal da Comunidade Árabe esteve sempre do lado dos concursos do Poesiarte, deixe uma mensagem aos nossos seguidores.

“Resista contra intolerância, plante livros e realize seus verdadeiros sonhos.”

10.Quais são seus trabalhos na área literária ?

Poesiarte (2012), Haicais Ásperos (2015), Crônicas do Silêncio (2016) e Aroeira (2017).

11. Existe racismo e intolerância religiosa no Brasil?
Sim, infelizmente.

12. O Portal Árabe agradece sua participação, fique em total liberdade para deixar suas considerações finais.

“Só coma leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura.”
(Rodrigo Poeta)

Breve biografia

Rodrigo Octavio Pereira de Andrade. Natural de Cabo Frio/RJ. Nascido em 29 de setembro de 1977. Conhecido no meio cultural como Rodrigo Poeta. Poeta, acadêmico, escritor, revisor, pesquisador e professor.

O Portal da Comunidade é um tradicional apoiador dos concursos da Poesiarte, participe você também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário