visualizações

sábado, 1 de junho de 2013

Ei Líbia, cadê os seus avanços?

Bom, o Governo Provisório Líbio está instalado já a um certo tempo, mas gostaria de saber, o que mudou na Líbia além da bandeira? Eu sei que as transações democráticas costumam ser lentas, e que a Líbia viveu um grande período sobre as mãos de Muammar Al-Khadaffi e que isso torna qualquer transação democrática lenta. Mas bem, o maior problema num é nem esse, mas o que a Líbia tem perdido. A Líbia ostentou durante anos, o título de país africano de influencias do médio Oriente  com melhor desenvolvimento humano e após a revolução que depôs Khadaffi, estes índices tão começando a cair, o país parece estagnado economicamente, ainda que receba auxílios ocidentais sobre o petróleo vendido pelo país. Sinceridade, eu nunca fui um simpatizante do regime de Khadaffi mas, por outro lado, o novo regime tem me desapontado. Talvez o retorno a monarquia teria sido mais interessante, para a realidade Líbia, do que tentar fazer uma democracia que ninguém sabe por onde começar.
Uma coisa me preocupa, essa demora pra o estabelecimento do novo estado, é perfeita para se perder as rédeas do mesmo, e abrir espaço para o imperialismo econômico sobre a região. Esta falta de estabilidade pós-revolução, parece ser a característica dos novos regimes instituídos pela revolta árabe, que parece que tem a Tunísia como modelo democrático, afinal, somente a Tunísia tem feito alguma mudança de fato com o novo regime, o que me faz pensar, que todos estão esperando a Tunísia terminar seu processo de redemocratização para que os demais a copiem, como foi quando surgiu o Ba'ath, onde o Egito tomou a dianteira e o modelo se alastrou por todo mundo árabe.


GUSTAVO ESSE ( Mantenedor das leis defensoras do grupo de direitos humanos sobre tortura e Guerra Fria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário